A principal questão a ser observada na hora de escolher seu leave-in é se ele exerce controle forte ou leve sobre os cabelos e qual é o seu objetivo em usar um creme sem enxágue. O que você quer que ele faça para o efeito final de seu cabelo? Brilho? Controle? Maleabilidade? Veja na descrição do produto a sua indicação e cheque reviews na internet.
Um cabelo grosso, que tente a dar muito frizz, bem anelado, poderá se dar muito bem com um leave-in que uma outra pessoa detestou pois deixou o cabelo dela meio duro.
Exemplo: Curls Rock da TIGI. Alto controle, amado pelas madeixas volumosas e cabelos de fios grossos. Pesado demais para cachos de quem tem pouco cabelo e quer os cachos ou ondas soltas, naturais, com volume.
Já uma pessoa com este cabelo grosso que dá frizz não vai ficar com os cachos e o volume controlados com um leave-in super da moda, lançamento, mas que é super levinho…
Exemplo: SHRD. Todo mundo quer, mas não serve para todo mundo. Caso seu cabelo não tenha ficado feliz com ele, tire-o do armário e use-o no dia seguinte: vai ficar ótimo, ele ajuda a polir o cabelo que já está seco e deu frizz, além do mais é uma proteína, trata.
Portanto, como fazer para achar seu leave-in?
· Indicação de quem entende do seu cabelo é o primeiro passo: o cabeleireiro que tem conhecimento notório sobre o seu tipo de cabelo, e uma terapeuta capilar para completar com a indicação dos produtos de tratamento.
· Segunda opção é indicação de uma amiga que tenha o cabelo muito parecido com o seu.
· Finalmente provar antes de comprar é o ideal. Se seu cabeleireiro tem vários produtos experimente quando for lá. Anote o que foi usado e sinta o efeito. Deu certo? Pode comprar. Se uma amiga tem um leave-in bacana e te indicou, peça-lhe uma amostrinha (depois compartilhe suas descobertas também).
E depois que deu certo sua técnica de finalização (tem muitas técnicas, falaremos depois) e seu creme sem enxague, tem que ser só ele? Não! Nem a técnica tem que ser sempre a mesma. São vários os looks possíveis para um cabelo, dependendo da finalização.
Você pode ir experimentando, até montar um kit com os produtos ideais para cada situação: dias de chuva… aff. Dias de sol, dias secos, dias frios e úmidos, praia, campo.