Se tem uma coisa que não falta no mundo das cacheadas é a vontade de definir os cachos, e a fitagem está aí para isso. Neste post vamos explicar o que é e como realizar. Vale lembrar que cada cabelo reage de um jeito diferente a cada técnica, por isso achamos importante que você sempre teste mais de uma forma de finalização nos seus fios, dessa forma você saberá qual a melhor para você.
O que é fitagem
A fitagem é uma técnica que atende tanto cacheadas, onduladas e crespas. Ela consiste na separação dos fios em mechas e aplicação de produtos finalizadores nas mesmas.
Por isso, já precisamos avisar: essa técnica requer tempo, e se você tiver muito cabelo, talvez escolher a fitagem em um dia corrido não seja a melhor opção, mas ela funciona super bem para um day after, por isso compensa investir na mesma.
O que essa técnica faz
Vamos aos benefícios?
- Diminui volume (para quem ama volume este ponto não é um benefício)
- Ajuda na definição
- Pode ser usada em quem está passando pela transição capilar por proporcionar textura para os fios
Como fazer fitagem
1- Antes de tudo, lave seu cabelo com produtos da sua confiança e que fazem bem para seus fios (autoconhecimento é tudo).
2- Divida o cabelo em partes e camadas.
Como assim? Faça separações semelhantes àquelas para fazer maria chiquinha.
3- Hora de aplicar o produto. Normalmente se usa leave-in de textura gel líquido para essa técnica. Outros produtos podem deixar seus fios pesados demais, já que a aplicação é feita mecha por mecha.
4- Aplique o produto nos fios como se estivesse penteando os cabelos com os dedos, assim você fará pequenas aberturas e as mechas aparecem imediatamente.
5- Conforme for passando e penteando os cabelos com os dedos, aperte os fios de cima para baixo, como qualquer outra técnica de finalização usada por cacheadas.
Prontinho, seu cabelo está pronto!
Posso usar o difusor pós fitagem?
Sim, mas saiba que isso pode fazer com que os cachos não fiquem tão definidos como ficariam se o cabelo secar naturalmente. Como sempre explicamos, acessórios com fonte de calor tendem a alterar a estrutura do fio, por isso jamais seque seus cachos com a temperatura elevada.
Se você tiver tempo, deixe-o secar naturalmente e veja a diferença!