Você vai animada para o banho, lava o cabelo com a expectativa de que vai ter fios macios e brilhantes como da última vez, mas percebe que os produtos não fizeram efeito nos fios. Depois repete o processo e novamente não vê resultados. E agora? O que fazer com esses cosméticos?
Diferente de antigamente, hoje se fala muito em sustentabilidade, por isso vamos trazer algumas práticas simples, mas que fazem total diferença para o meio ambiente quando o assunto é descarte.
O que fazer com o cosmético?
Ao se deparar com um produto que não funciona mais nos seus cabelos, muitas mulheres optam pelo descarte, mas vamos te explicar como fazer isso do jeito certo!
A forma mais adequada de descartar resíduos de cosméticos é a reciclagem.
Cosméticos líquidos: Podem ser descartados em pequena quantidade na rede de esgoto que recebe tratamento desse efluente.
Cosméticos sólidos e pastosos:
Podem ser descartados junto com resíduo comum, porém o resíduo deve ser enviado a aterros sanitários. Os aterros sanitários possuem toda a estrutura necessária para evitar a contaminação do solo e das águas.
Embalagens: A melhor opção para o descarte das embalagens de resíduos cosméticos é a reciclagem.
Uma segunda opção
Uma outra opção caso você não queira se livrar dos cosméticos, é doar ou vender por um preço justo. Entre em grupos nas redes sociais, fale com suas amigas e mostre o cosmético, dessa forma ele poderá ser utilizado por alguém que certamente verá benefícios.
Conheça a marca do seu cosmético
Hoje em dias muitas marcas possuem um programa de reciclagem, onde as mesmas fazem o recolhimento de produtos para levar até lugares devidos de reciclagem, dessa forma seu único papel é separar as embalagens e descobrir qual ponto está disponível para que a marca faça a retirada dos mesmos.
Enquanto você leu este post se lembrou de algum produto parado? Então você já sabe o que fazer!