O cronograma capilar é a melhor forma para cuidar e recuperar os seus cabelos. Neste texto vamos falar sobre cada etapa. Para que servem e como elas mudam seus fios.
Sobre o cronograma capilar
O cronograma é composto por 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução e todos os fios podem abraçar este tipo de cuidado.
Dividir a rotina e o cronograma faz com que todas as necessidades sejam atendidas. Vamos agora falar sobre cada uma delas.
1. Hidratação
Nessa etapa ocorre a reposição de água, o que favorece a absorção dos nutrientes essenciais da fibra capilar.
Quando fazer: os cabelos precisam de hidratação quando estão com aspectos ressecados e sem vida.
Se você notar que seus fios estão sem brilho e ressecados, provavelmente eles estão precisando e hidratação.
Importante saber que o ressecamento está presente em todas as etapas, porém aqui, você nota apenas o ressecamento, enquanto nas outras etapas, os fios possuem outras características além do ressecamento.
2. Nutrição
Nessa fase ocorre a reposição dos óleos naturais (lipídios).O óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo não chega até as pontas, por isso é necessário investir nesta etapa.
A nutrição faz a blindagem dos cabelos, permitindo que a hidratação fique retida no interior da fibra capilar, evitando o ressecamento.
Resultado: fios alinhados, sem frizz, com movimento e brilho.
3. Reconstrução
A reconstrução é a etapa mais potente do cronograma capilar. Nela, os cabelos vão ser restaurados profundamente a partir da reposição de aminoácidos (proteínas), principalmente da queratina e da massa capilar.
Esta etapa acompanha pessoas que passam por processos químicos nos fios com certa frequência. Porém, até mesmo os cabelos virgens precisam de reconstrução, só não precisa fazer com tanta frequência.