Salão de Beleza em BH especialista em cachos, beleza natural, visagismo, sobrancelhas e coloração.

Como tratar meu cabelo pós luzes

Outro dia falamos sobre o desejo de ser loira. Hoje vamos falar sobre os cuidados que devemos ter após um processo de descoloração, ou seja após fazer as famosas e desejadas mechas ou luzes.
Para falar disso eu preciso que você entenda o que ocorre com os seus fios durante a retirada do pigmento natural dos cabelos, ou mesmo dos artificiais depositados nos fios por meio de colorações permanentes ou tonalizantes.
A haste capilar (nosso fio) é dividida em 3 partes:

  • cutícula que é a camada externa do fio, protege o interior do fio.
  • córtex que é a parte do meio e a maior das 3; é aqui que encontramos grânulos de melanina responsável pela cor, além de proteínas em maior parte a queratina, líquido e lipídeos que são responsáveis pela força e elasticidade dos fios.
  • lá no centro temos a medula.

Para que ocorra o clareamento dos fios é necessário o uso de descolorantes e oxidantes. Juntos eles abrem as cutículas dos fios, chegando até o córtex (a camada do meio) retirando os pigmentos, acontecendo a desnaturação proteica, ou seja, uma perda considerável de massa capilar, podendo também gerar danos morfológicos modificando a estrutura e enfraquecendo os fios.

Como havia dito no outro post é muito importante o agendamento de uma terapia capilar adequada para um procedimento pós luzes onde ocorrerá a devolução da massa que se perdeu no processo.
É necessária uma reposição proteica e lipídica enquanto ainda as cutículas dos fios encontram-se abertas devido ao processo químico.

Existem várias possibilidades de protocolos terapêuticos para que seus cabelos sejam recuperados imediatamente após a luzes.
Aqui no ViaGomide contamos com protocolos de marcas conhecidas e respeitadas no mundo das terapias e na tricologia como Davines, Wella e NPPE. Essas marcas possuem todas as ferramentas necessárias para obter um resultado eficiente em suas madeixas.

Uma dica importante é que devemos dar continuidade à terapia feita no salão no dia a dia  em casa, usando bons produtos. Todo o home care pode ser indicado pela sua terapeuta capilar visando suprir a necessidade dos seus fios.

Outra dica é que não devemos fazer um autodiagnostico quando o assunto é cabelo, o excesso do depósito de alguns componentes como a queratina, tão citada aqui, pode gerar um enrijecimento ou ressecamento nos fios. Agende sempre um diagnóstico!

texto: @raquelnoce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *