maquiagem pele madura

Como cuidar da pele madura na hora de se maquiar

A maquiagem não precisar ser uma vilã, então saiba como cuidar da sua pele para que ela não sofra consequências e você consiga usar suas maquiagens sem medo! Dicas e exemplos no texto.

Maquiagem: quem foi que disse que só podemos abusar em ocasiões especiais?
Afinal, todo dia pode ser dia. E melhor ainda, sem prejudicar a nossa pele!
A maquiagem pode ser nossa aliada em evidenciar o que há de melhor em nós. Ela ressalta todos nossos detalhes, acentuando os olhares e sorrisos. Caso você tenha interesse em aprender sobre auto maquiagem, baixe o ebook gratuito da Flávia Gomide (Maquiadora apaixonada por beleza natural e Fundadora do ViaGomide)

Para que nossa pele não sofra com o uso contínuo de maquiagem devemos ter atenção em alguns cuidados, como:

1 – Hidratação.


A hidratação é muito importante, pois uma vez que não consumimos a quantidade de água necessária diariamente, e não complementamos com alguma loção hidratante para o rosto, nossa pele pode se tornar incompatível com a maquiagem.
Isso acontece porque uma pele desidratada absorve mais do que deveria do produto aplicado, e então temos problemas como a falta de aderência, craquelamento dos produtos, oleosidade em dobro, entre outros inconvenientes.

2 – Protetor Solar.

Sabemos que não só o sol pode afetar nossa pele. O uso de computador e celular em muitas horas por dia podem sim causar manchas, tanto como luzes quentes. Por isso é necessário que após nossa rotina de limpeza e hidratação seja aplicado o protetor que melhor se encaixa para o tipo de pele.

3 – Primer ou bruma fixadora.

Existem produtos como o Primer ou até mesmo uma Bruma fixadora que nos ajudam a manter a maquiagem por mais tempo e de forma mais aderente à pele.
Esses produtos tem a responsabilidade de suavizar linhas de expressão e poros dilatados. O uso desse tipo de produto é importante pois protege também nossa pele de uma exposição direta à maquiagem, criando uma barreira.

Seguindo esses cuidados podemos nos jogar na maquiagem!
Quer aprender a transformar uma maquiagem casual em uma maquiagem de festa? É simples:

  • Após seguir os passos de cuidados com a pele, podemos começar a corrigir nossos pontos com o corretivo (sempre dois tons abaixo de sua base). Podemos usar também para fazer a iluminação do rosto, na área T e de forma triangular abaixo dos olhos.
  • É a hora de brilhar! Aplicamos a base em todo o rosto, de forma generosa. Pode se usar os pincéis: língua de gato, kabuk ou até mesmo a famosa esponjinha.
  • Hora do contorno. Um produto de até 4 tons acima de sua base serve para um contorno. Utilizamos no alto da testa, em baixo das maçãs do rosto e queixo. Esfumamos a fim de que não fique marcado.
  • Estamos quase no fim…da pele!
    Adicionar o blush de sua escolha, sempre espalhando o produto de dentro para fora nas maçãs do rosto. Escolha o iluminador e aplique diretamente acima do blush, podendo aplicar também no nariz, testa e queixo. Basta saber o quanto quer brilhar! Podemos usar agora um fixador de sua preferência em todo o rosto, para selar os produtos que passamos e evitar a transferência. Desta maneira não corremos o risco de ter a maquiagem craquelada como um pó deixaria, no caso da pele madura.
  • Não vamos nos esquecer das pálpebras pois logo iremos aplicar a sombra! Adicionamos um produto cremoso de longa duração específico para melhor fixação (Paint Pot – cream eye shadow MAC).
  • Agora seus olhos estão prontos para receber a sombra! Podemos escolher uma cor para transição, caso queira usar mais de uma cor em seus olhos. Começamos com um marrom claro sem brilho, espalhando com um pincel mais cheio, de dentro para fora, segurando de forma leve na ponta do pincel, marcando o côncavo. Feito isso, adicionamos um dourado por cima, criando um efeito degradê.
  • Em suas linhas d’água esfume um pouco da primeira sombra que usamos, para causar uma junção ao fim do olho. Assim, de forma uniforme temos um olho marcante. Adicione a máscara por pelo menos duas camadas.
  • E por fim, escolha o batom que mais gostar! Não há nada que não possamos fazer quando nos sentimos bem, não é mesmo?

Com o tempo, temos mais segurança para testar outras cores, outros efeitos e outras técnicas, mas eu te garanto: você consegue! Não se deixe abater por um delineado que não deu certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *