Qual a temperatura ideal para lavar os cabelos?

Você já se perguntou qual é a melhor temperatura para lavar e cuidar dos seus cabelos? Muitas mulheres acham que para os fios, isso não faz diferença alguma, porém acredite, a temperatura tem grande influência na aparência, estrutura dos cabelos e até mesmo no couro cabeludo. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.


ÁGUA QUENTE

Quem não ama tomar um banho quente? Principalmente em dias de muito frio. Mas será essa a temperatura ideal para lavar os cabelos?

A água quente tem o poder de abrir as cutículas do cabelo. Além disso, também auxilia na hora de fazer uma lavagem mais intensa, devido ao fato de que a temperatura elevada amolece os resíduos que são mais difíceis de sair.

Porém, temos que tomar alguns cuidados com um banho muito quente.

Á água quente estimula as glândulas sebáceas. Essas glândulas ajudam na produção de óleo, ou seja, se você tem tendências a ter um cabelo mais oleoso, passar muito tempo tomando banhos quentes, vai estimular ainda mais a produção de óleo no couro cabeludo.

Além disso, a água quando está muito quente, acaba ressecando os fios e a pele, deixando-os sem brilho e até mais fracos, causando assim a quebra.

ÁGUA FRIA

Ao contrário da água quente, a temperatura mais baixa tem o poder de fechar as cutículas dos cabelos, o que é muito bom!

Mas por que?
Cutículas fechadas ajudam na hidratação dos fios, deixando todos eles com um brilho uniforme e natural.
Além disso, a água fria ajuda muito na diminuição de frizz e melhora na circulação sanguínea do seu couro cabeludo.
Porém quando o assunto é limpeza profunda, a água fria não é a melhor escolha. Sua baixa temperatura não amolece resíduos, fazendo assim com que muitos permaneçam no couro cabeludo e nos fios.


ÁGUA MORNA

Por ser o equilíbrio entre o quente e o frio, essa temperatura é ideal para lavar as madeixas.

  • Limpa bem os fios, amolecendo os resíduos.
  • Deixa as cutículas abertas para uma boa hidratação, nutrição ou reconstrução.
  • Não prejudica o couro cabelo e nem deixa o cabelo ressecado.

Então vamos lá:
Caso você ame tomar banho quente, use esse momento apenas para lavar seu cabelo, mas de forma rápida.
Depois de enxaguá-lo, passe seu creme e tire com água morna/fria.
Lembra? A água fria fecha as cutículas do fio.

Por fim, sempre que possível opte pela água morna, ela nunca será um erro para você!

E com sua pele muito cuidado na hora do banho!

O sabonete deve ser usado somente nas partes íntimas. Uma esfoliação eventual em toda a pele do corpo pode ser feita com óleo de coco e fubá ou bucha vegetal e óleo de coco. Dessa forma não há dano para a sua hidratação. Além disso os sabonetes naturais são muito interessantes por não conterem agentes químicos agressivos para a saúde de todo organismo.

Considere isso tento em vista cuidar de sua saúde nos pequenos hábitos do dia a dia!

Por fim, para que o banho seja um momento de relaxamento, você pode pingar duas gotinhas de óleo essencial no canto do piso no box. A água morna o fará vaporizar em todo o box e você poderá aproveitar o cheirinho gostoso e os benefícios terapêuticos do seu óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *