Imagem mostrando os tipos de fios.

Fios de cabelo: conheça sua estrutura e quais são os tipos

Saiba muito mais sobre seus cabelos para um cuidado ainda melhor!

Não importa a idade, nacionalidade, nome ou endereço, nós mulheres amamos um cabelo bem cuidado! Por isso, separamos esse material para ensinar e mostrar como devemos conhecer mais os nossos fios e assim, cuidar deles da melhor forma possível, respeitando sempre a estrutura e principalmente, o tipo de cada cabelo (um brinde à individualidade).

A ESTRUTURA DOS FIOS
Nosso cabelo é formado por cavidades de folículos (bolsas de células vivas localizadas abaixo da pele/couro cabeludo). Os fios são compostos de muitas proteínas, sendo de 65% a 95%, e a predominante trata-se da queratina. O fio capilar é formado por três partes: cutícula, córtex e medula. Todas com suas individuais características.
A cutícula é a região responsável por ser quimicamente resistente. O córtex armazena a maior parte de proteínas e mantém a glândula responsável pela coloração dos fios. E por fim, a medula, a parte mais interna que é formada por fibras e queratina.
Pensou que se tratava apenas de um simples fio na cabeça né? Somos um universo de detalhes, por isso conhecer essa criação é indispensável para um cuidado intenso e responsável!
Agora que você aprendeu um pouco sobre a estrutura dos cabelos, que tal descobrir qual seu tipo de fio? Isso irá auxiliar muito no tratamento (quando for feito) e na escolha dos produtos certos.

Temos diversos tipos de fios, sendo eles:
Imagem mostrando os tipos de fios.


Fios tipo 1:
Cabelos lisos que tem maior tendência à oleosidade.
É necessário em seu tratamento produtos leves, com texturas de sérum e emulsões.

1 A– Lisos, finos e refletem brilho. Sem volume.

1 B– Lisos e com espessura média, brilhosos e em alguns casos oleosos. Mais densos que o tipo 1A.

1C– Extremamente lisos, espessura média grossa, mais volumosos, sedosos e brilhantes.

Fios tipo 2:
Cabelos ondulados em forma de “S” e que muitas vezes são confundidos com os cabelos lisos. Para esse tipo de cabelo, é necessário o uso de produtos específicos para modelagem dos fios.

2 A– Raízes lisas, finos e ondulações suaves. Volume médio e facilmente são modelados.

2 B– Espessura fina a média, ondas mais marcadas e um pouco mais de frizz.

2 C– Fios com espessura média e com ondas mais definidas. Grande quantidade de cabelo e frizz.

Fios tipo 3:
Cabelos cacheados, com formato de molas, cachos que podem ser mais estreitos ou abertos.

3 A– Cachos suaves que podem ser confundidos com ondas. Tem espessura média, são volumosos e apresentam frizz, necessitando de um tratamento específico para manter a modelação.

3 B– Cachos mais espessos que o tipo anterior, mantém cachos mais definidos e podem apresentar ressecamento. O frizz também pode ser evidente, por isso é preciso um tratamento específico para controle.

3 C– Espessura varia de fina a média, cachos estreitos e bem definidos desde a raiz. Podem apresentar ressecamento.

Fios tipo 4:
Cabelos que formam cachos mais estreitos, como os crespos.

4 A– Cachos que se agrupam estreitamente desde a raiz. São finos e sensíveis e provocam bastante volume.

4 B– Cachos bem finos que se agrupam estreitamente como fitas ou zig zag. Pode haver ressecamento e maior dificuldade ao pentear.

4 C– Fios finos que não formam cachos, mas sim, se agrupam desde a raiz como fitas ou zig zag. Macios e sensíveis necessitam de tratamento para que não haja quebra.

Para cuidar dos seus fios da maneira correta, é necessário entender o ciclo de vida deles e seu tipo. Como por exemplo prestar atenção nos produtos usados e o que faz os fios mudarem sua aparência e sua resistência.
Quando identificamos nosso ciclo de fio, o que temos em falta e em vantagem, podemos traçar o melhor tratamento e cuidado, usando assim os produtos mais adequados.
A melhor dica a aderir para vida saudável dos nossos cabelos é: dar atenção.

Gostou do que leu? Conseguiu identificar qual seu tipo de fio? Agora é a hora de cuidar!
Caso tenha dúvidas de como prosseguir, entre em contato com um profissional que tenha como objetivo dar e manter a saúde dos seus fios, afinal de contas, eles são únicos!

2 comentários em “Fios de cabelo: conheça sua estrutura e quais são os tipos”

  1. Amei a matéria! Tenho cabelo 2A eu acredito, mas antes de saber disso estava completamente perdida em relação ao corte, aos produtos e cuidados. Parabéns pela postura de vcs de defender a beleza natural

  2. Pingback: Hidratação, Nutrição ou Reconstrução? | ViaGomide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *